Ajude a preservar a natureza!

Ajude a preservar a natureza!
"A reciclagem é uma importante ferramenta para podermos amenizar o grande problema do acúmulo de lixo no mundo, mas também é importante reciclarmos nossas idéias, conceitos e valores para que sejamos seres humanos melhores e mais conscientes."

O QUE É O ECOMANIA?

Apresentação


ECOMANIA é um Projeto criado pelo artesão Alcione Meireles em 12 de agosto de 2010, que surgiu a partir da triste situação de calamidade em que se encontra o Haiti.
Os problemas ambientais do Haiti se agravaram extremamente após o terremoto de janeiro, que gerou centenas de toneladas de lixo que não se sabe como administrar e criou e continua criando uma forte pressão sobre os escassos recursos madeireiros da ilha.
Antes da catástrofe natural, o Haiti era considerado o país com o maior índice de degradação ambiental no Hemisfério Ocidental, e só preservava 3% de suas florestas originais.
Após dois meses do terremoto, que deixou 230 mil mortos, a primeira avaliação feita pela ONU sobre o impacto ambiental do Pais revelou resultados alarmantes. O volume do lixo triplicou, sem que exista a capacidade para que sejam adequadamente tratados.
A única forma de administrar o lixo no Haiti consiste na coleta para incineração ou traslado em caminhões até os depósitos, onde grupos de pessoas reciclam certos dejetos para ganhar a vida.

"A ideia é de criar um projeto de artesanatos reciclando o Lixo me veio de imediato, de modo que eu não perdi tempo e comecei a reciclar todo tipo de lixo descartável, com o intuito de ajudar a minimizar o acumulo de Lixo nas comunidades visando "um sonho de uma vida melhor" para o cidadão haitiano. A reciclagem é um exemplo de vida e de boa vontade com o planeta. A vida sempre tem mais sentido quando cuidados do nosso Lar Maior."

Parabéns ao artesão Alcione Meireles pelo seu belo trabalho. O meio ambiente agradece.

Objetivos

· Ajudar a conscientizar o cidadão sobre a importância da Reciclagem afim de minimizar o acumulo do lixo na cidade;

· Descrever o lixo como material de trabalho e melhoria da qualidade de vida;

· Adquirir consciência ecológica;

· Reciclar e criar;

· Desenvolver ações de arte e cultura nas comunidades com o intuito de promover geração de renda para os artesões.

· Contribuir para a redução da discriminação em relação aos moradores de vilas e periferias;

Espaco físico



Um atelier de criação, transformação e reaproveitamento de materiais descartáveis e recicláveis, tendo como foco encontrar técnicas inovadoras para desenvolver produtos diferenciados, utilitários e de design com apelo visual, sempre pesquisando novas formas de atuação, valorizando a economia auto-sustentada e estimulando as ações que despertem um novo comportamento nos cidadãos, para com o lixo que produzem.


O que se oferece?


· Cursos, oficinas e exposições dos produtos resultantes;

· Realização de palestras sobre o tema Meio Ambiente, Lixo, Reaproveitamento e Reciclagem;

· Estimulação da criatividade e dos potenciais artísticos, despertando habilidades;

· Orientação na montagem de “oficina-empresa”, com linha de produção inicial pequena, com possibilidade de ampliação futura.


Oficinas de Arte

Artesanatos recicláveis diversificados utilizando filtros de café usados, revista, jornal, plástico, garrafa de Pet, latinha de alumínio, tecido usado, papel ondulado (papelão), isopor, embalagem cartonada longa vida, folhetos promocionais e diversos materiais alternativos e embalagens pós-consumo.


Alcione Meireles

Arte-educador, artesão, artista plástico e escritor 


artmeirelles@hotmail.com


Tel: (509) 34198914
ECOMANIA

Criador do ECOMANIA

Criador do ECOMANIA

Mensagem Reflexiva

"Para acessarmos a criatividade teremos que ignorar grande parte dos processos conhecidos, passando por uma reciclagem daquilo que já existe, para finalizarmos descobrindo aquilo que irá existir."


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Artesanatos de papel reciclado








 Cesto simples feito com folhas de jornal
 Sandálias lindas feitas com folhas de revista
 Sandálias sofisticadas e confortáveis feitas com papel endulado e folhas de revista


 Cesto colorido feito com folhas de revista

 Canudinhos de folhas de revistas para a confeccão de viversos artesanatos.
 Bolsas sociais chics para mulheres de bom gosto, feita de folhas de jornal



10 comentários:

  1. PARABÉNS, QUE DEUS CONTINUE A TE ILUMINAR

    ResponderExcluir
  2. adorei o chinelo como faz

    ResponderExcluir
  3. Amei as suas criações,super moderno e diferente!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Vc é um grande artista, mais isso vc ja sabe, PARABENS!!! sou brasileira, mais vivo a 7 anos na cidade de Napoles, na Italia, onde o problema com o lixo é serissimo, nao existem descargas, incendiadores, nada. Gostaria muito de poder levar também lá o seu trabalho,que seria com certeza, um grande sucesso... porque materia-prima lá é o q nao falta. meu email é gizaalves_27@hotmail.com meu marido tbm é artista,e no google é só procurar por FORTUNATO MASUCCI. Aguardo anciosa uma sua resposta

    ResponderExcluir
  5. Ola poderia me mandar o passo a passo do chinelo? Meu email é lombello_giulia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. ai eu queria o passo a passo do chinelo?meu email e lacfofa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ninguem vai aprender a fazer o chinelo so vendo a foto..Cadê o passo a passo??

    ResponderExcluir
  8. Olá, trabalho com crianças adolescentes e adultos de comunidades carentes na minha cidade e gosto muito de reciclagem, sou instrutora de artesanato e gostaria aprender como se faz esses chinelos se possível envie o passo a passo no meu email: meire-levita@hotmail.com

    ResponderExcluir